Sistemas De Informações Gerenciais

Transcription

Sistemas deInformaçõesGerenciaisAula 6Gerenciamento dos processos de decisãoProfessora: Cintia Caetano

Tomada de Decisão A tomada de decisão consiste na escolha de uma opçãoou mais dentre diversas alternativas existentes,seguindo passos previamente estabelecidos efatalmente culminando numa solução que resolva ounão o problema. Decidir é fornecer uma posição em relação ao futuro.

Tipos de Decisão Estruturada: Decisões repetitivas e rotineiras,envolvem procedimentos predefinido. Não Estruturada: Exige bom senso, capacidade deavaliação e perspicácia do tomador de decisão. Cadadecisão é nova e não rotineira. Semi-estruturada: Apenas parte do problema possuiresposta clara.

Decisões estruturadas Envolvem situações em que são conhecidas todas asregras e limitações. Envolvem situações repetitivas, em que o número decursos de ação possíveis é limitado. São efetuadas sobretudo ao nível operacional daorganização. Exemplos:– Como devemos processar uma encomenda de um cliente?– Como devemos efetuar o controle da qualidade?

Decisões semi-estruturadas Envolvem situações com alguma complexidade, em quenão são conhecidas todas as regras, embora seconheça a maior parte. São tomadas sobretudo ao nível tático da empresa. Exemplo:– Como escolhemos os nossos clientes mais rentáveis e quaissão as suas características?– Quais mercados estrangeiros devemos escolher?

Decisões não-estruturadas Envolvem situações complexas, em que as regras quegovernam a decisão são complicadas oudesconhecidas. Tendem a ser tomadas de forma pouco freqüente eassentam fortemente na experiência e conhecimento dotomador de decisões. São efetuadas sobretudo ao nível estratégico daorganização. Exemplos:– Que linhas de negócios a empresa deve desenvolver?– Quais os canais de distribuições devemos usar?

Número de Decisores Decisão individual Decisão em grupo

Níveis de Organização

Níveis de Organização Estratégico: em geral a decisão é tomada para umperíodo de 2 a 5 anos e se preocupa com fatoresexternos a empresa. Tático: em geral a decisão é tomada para um período de2 meses a 5 anos e se preocupa com a estruturação daempresa visando criar alternativas para atingirresultados. Operacional: em geral a decisão é tomada para algunsdias ou alguns meses e visa ampliar a eficiência doprocesso de conversão dos recursos.

Níveis de Organização eTipo de Decisão Os níveis da informação e de decisão empresarialobedecem a hierarquia padrão existente na maioria dasempresas, também chamada da pirâmide empresarial esão conhecidos como estratégico, tático, conhecimentoe operacional. O tipo de decisão que é tomada em cada nível requerdiferente grau de agregação da informação, e osdiferentes níveis de decisão requerem diferentesinformações em seus diversos tipos de produtosexternados, tais como telas, relatórios e etc.

Estilo de Decisão Diretivo - As pessoas que adotam o estilo diretivo têm baixatolerância à ambigüidade e buscam racionalidade. Sãoeficientes e lógicas. Mas suas preocupações com eficiênciafazem com que tomem suas decisões utilizando informações mínimas e avaliando poucas alternativas. O estilo diretivo écaracterizado por pessoas que tomam decisões depressa e seconcentram no curto prazo. Analítico – As pessoas do estilo analítico têm uma tolerância muitomaior à ambigüidade, buscando, portanto, muito mais informaçõese alternativas que as de estilo diretivo. Os gerentes analíticosseriam mais bem caracterizados como tomadores de decisãocautelosos, dotados da capacidade de adaptar-se ou lidar comsituações novas.

Estilo de Decisão Conceitual – Indivíduos com estilo Conceitual tendem a ter umaperspectiva muito ampla e a considerar muitas alternativas. Seuenfoque é de longo alcance e são excelentes para encontrarsoluções criativas para os problemas. Comportamental – Aqueles com estilo comportamental caracterizatomadores de decisão que trabalham bem em grupo. Preocupam-secom as realizações de seus pares e subordinados. São receptivos asugestões dos demais e recorrem bastante a reuniões paracomunicação. Eles tentam evitar conflitos e buscam a aceitação.

Estilo de Decisão

Complexidade da Tomada deDecisão Incerteza;Múltiplas variáveis e atributos;Múltiplos objetivos;Múltiplas alternativas;Seqüência de decisões;Imprecisão ou problemas nebulosos.

Etapas da Tomada de Decisão Etapas:–––––Identificação do problema;Desenvolvimento de alternativas;Comparação das alternativas;Escolha da melhor alternativa;Execução da alternativa escolhida.

Dimensões das decisõesMatriz de decisãoGerentes de linhaNatureza da decisãoSuporteNecessárioGerentes médiosTipo de truturadaC. entoS. distribuiçãoSIG, modelosc. gestãoSemiestruturadaPCPC. EstoqueCrédito, lay-outProg. de projetoNova fábricaFusão/aquisiçãoSADA. SoftwareNegociaçãoContrataçãoP&D, new tec,Resp. socialSAD, SE,RedesNeuraisSADM, SIEM,SE, ciência dagestãoSIE, SE, RedesNeuraisNão-estruturadaSuporte NecessárioEmpréstimosSIG, ciênciada gestão

Qualidade das Decisões e daTomada de Decisão

Informação e a tomada dedecisão A informação para a tomada de decisão éclassificada como: Leves: imagens, visões, idéias, estruturascognitivas, esquemas que passam asinformações de maneira simples. Pesadas: precisam ser processadas paratransmitir a informação desejada. Sãogeralmente representadas numericamente eusadas para relatórios em sistemas de controlea produção.

Informação e a tomada dedecisão O valor da informação esta diretamenterelacionada com o modo pelo qual ela auxiliaaos tomadores de decisões a atingirem metas eobjetivos das organizações.

Sistemas de Apoio à Decisão1.2.3.4.Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE)Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo(SADG)5. Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão6. Sistemas de Gestão do Conhecimento

SIG Fornecem informações sobredesempenho Relatórios fixos e programados Dados extraídos e resumidos Relatórios em papel Relatórios on-line

SIG

SAD Aborda problemas semi-estruturados e nãoestruturados SAD’s orientados a modelo SAD’s orientados adados Utilização de OLAP e DataMining Componentes do SAD: banco de dados, sistemade Software, modelos e interface com o usuário.

SAD

Utilização dos SADs Burlington Coat Factory: Determinação depreços. Parkway Corporation: Utilização de Ativos. Compass Bank: Relacionamento com o cliente.

Sistemas de informaçõesGeográficas (GIS) Complementa sistemas de informações comgráficos, tabelas, mapas e imagens digitais. Utilizam ferramentas de visualização de dados. São um tipo especial de SAD.

Sistemas de Apoio ao Executivo(SAE) Resolução de problemas não-estruturadose semi-estruturados. Auxilia gerência sênior. Função “drill down”. Utilização de painel digital.

Utilização do SAE National Life: SAE para Inteligência Empresarial Bonita Bay e Verizon Communications: Painéisdigitais Caesar’s Entertainment: Análise dedesempenho corporativo

Sistemas de Apoio a Decisãoem Grupo (SADG) Auxilia a tomada de decisão em grupo. Utiliza ferramentas de Hardware e Software. Podem contar com uma equipe de apoio e ummediador profissional.

Exemplo de SADG

Sistemas Inteligentes de Apoioà Decisão “Técnicas baseadas em InteligênciaArtificial que buscam aprimorar a tomadade decisão, tentando simular ocomportamento humano e os padrõesde pensamento humano.”

Sistemas Especialistas Sistemas Especialistas são sistemas deinformação baseado no conhecimento de umdomínio específico. Base de Conhecimento – conjunto de regras. Mecanismo de Inferência – Pesquisa as regrase formula conclusões.

Exemplo de SistemaEspecialista

Quando usar um SistemaEspecialista Domínio do problema é pequenoA solução exige esforços de um especialistaÉ complexa e requer processamento lógicoxiste um especialista

Raciocínio Baseado em Casos Experiências passadas por especialistashumanos (casos) são armazenadas em umbanco de dados para futura consulta. Quando se depara com um novo caso, osistema busca na base de dados, casos comcaracterísticas semelhantes e aplica a soluçãodo caso que mais se parece com o novo caso.

Raciocínio Baseado em Casos

Quando usar RaciocínioBaseado em Casos Existe um grande volume de dados históricos.Há dificuldades na formalização do problema.Existem muitas exceções às regrasExistem conhecimentos para adaptações decasos.

Sistemas de Lógica Difusa São sistemas baseados em regras que utilizamvariáveis linguísticas. Captura informações vagas, em geral descritasem uma linguagem natural e converte para umformato numérico. Sistema de raciocínio semelhante ao humano,pois permite trabalhar com valoresaproximados, não dependendo de dadosprecisos.

Sistemas de Lógica Difusa

Quando usar Sistemas deLógica Difusa Necessidade de controle automático deprocessos (temperatura, velocidade, etc). Extração de conhecimento de sistemascomplexos.

Redes Neurais São sistemas que visam trabalhar noprocessamento de dados de maneirasemelhante ao cérebro humano. O sistema (rede) “aprende” com os dados queprocessa. São treinados para uma finalidade específica.

Redes Neurais

Quando usar Redes Neurais Há muitos dados com ruídos ou ausentes. Há necessidade de “aprender” ao longo dotempo. Constante mudanças no conjunto de dados.

Algoritmos Genéticos Simula o processo evolutivo.Promovem a evolução de soluções amedida que elas se alteram (mutação) ese combinam (reprodução).Seleção Mutação/Reprodução Avaliação

Algoritmos Genéticos

Quando usar AlgoritmosGenéticos Problemas de otimização e busca. Quando se tem milhares de alternativaspossíveis para se chegar a melhor solução.

Agentes Inteligentes Sistemas com capacidade de analisar informações e responder da melhor formapossível Características:– Funciona de forma autônoma– Interage com outros agentes– Percebe alterações em seu ambiente

Agentes Inteligentes

Agentes Inteligentes

Quando usar AgentesInteligentes Para buscas e comparações em grandesquantidades de dados Auxiliar usuários Executar tarefas programadas e tomarpequenas decisões durante os processos

Sistemas de Gestão doConhecimento Melhoram a qualidade e a utilização doconhecimento usado no processo de tomada dedecisão. Refere-se ao conjunto de processosdesenvolvidos em uma organização.

Sistemas de Gestão doConhecimento Existem 3 tipos de conhecimentos:1. Documentos textuais estruturados– Conhecimento explícito constante de documentosformais, bem como de regras formais que asorganizações formulam após observar especialistas eseu comportamento de tomada de decisão.

Sistemas de Gestão doConhecimento2. Semi-estruturado (e-mails, mensagens de voz,troca de idéias em chats, etc)– Toda informação digital de uma empresa que nãoconsta de um documento ou relatório formal. Aestimativa é que 80% do conteúdo empresarial deuma organização é não estruturado.3. Conhecimento que reside na cabeça dosfuncionários mais experientes

Comparativo entre todos os ransaçõesProcessamento deinformações poráreafuncionalTrabalhodeescritórioAnálise esuporte àdecisãoCaracterís- Grandeticavolumemarcante de dadosInformaçõesagregadas poráreasfuncionaisFacilidadenarecuperação dedocumentosDecisãoNão temIndiretaBanco dedadosÚnicoparacadaaplicaçãoBanco dedadoscomumSADDMSEDIESGECRMDecisorNível tático eestratégicoDecisorNível ático eestratégicoNíveloperacional,tático eestratégicoBusca demodelos eregrasTransferênciado conhecimentoAnálise detendências eexceçõesnos fatorescríticos desucessoIntegraçãode todos ostipos eníveis deinformaçãoSimulaçãoExploração dedadosSubstitui ojulgamentohumanoFunção drilldownIntegraçãodasinformaçõesNão o temÚnico paracadaaplicaçãoÚnicoBase deconhecimento (regras efatos)Acesso atodas asbases dedadosÚnico paratoda aorganizaçãoÚnico paratoda aorganização

AspectosSITSIGSAESADDMFonte nteDesejávelDesejávelDesejávelDetalhamento neirasagregadas poráreasfuncionaisFolha ntodepedidos; Controledaprodução;monitoramento dasvendas; Tipo sAgregadas edetalhadasAgregadas ocumentosInformaçõespara suportea umasituação dedecisãoModelos eregrassignificativasConselhos eexplicaçõessobre umasituaçãoStatus dosindicadores(fatorescríticos desucesso)Conjuntodasinformaçõesdo SIT, SIGe EISInformaçõessobre oclienteProcessador detexto;planilhaseletrônicas; Determinação do preço doproduto;plano demanutenção; Identificaçãodos produtosusualmentecompradosjuntos; Diagnósticode robôs;autorizaçãodetransaçõesde cartões decrédito; Monitoramento dosfatorescríticos desucessoConjuntodasaplicaçõesdo SIT, SIGe EISSuporte aclientes;vendaspersonalizadas;

Legenda SIT - Sistema de Processamento de Transações - foco nas transações;SIG - Sistema de Informação Gerencial - foco em informações associadas aossubsistemas funcionais;SAE - istema de Automação de Escritório - foco no processamento deinformações no escritório;SAD - Sistema de Apoio à Decisão - foco no suporte às decisões através desimulações com a utilização de modelos;SE - Sistema Especialista - foco no acúmulo de conhecimento visando substituir ojulgamento humano;SIE - Sistema de Informação para Executivos - foco na visão da or

Tipos de Decisão Estruturada . Gerentes de linha Gerentes médios Executivos Matriz de decisão. Qualidade das Decisões e da Tomada de Decisão. Informação e a tomada de decisão A informação para a tomada de decisão é classificada como: Leves: imagens, visões, idéias, estruturas cognitivas, esquemas que passam as informações de maneira simples. Pesadas: precisam ser .