Quais Efeitos Imediatos A Prática De Esportes Fazem No Corpo?

Transcription

LAURYANNAQUEIROZEDUCAÇÃOFÍSICAQUAIS OS EFEITOS IMEDIATOS A PRÁTICADE ESPORTES FAZEM NO CORPO?26/03/2020

Durante os 30 minutosposteriores,aumentaasensação de relaxamento,muda o funcionamento dopâncreasecresceacapacidade de atenção.

Ao se exercitar, o cérebro começa a trabalhar, produzindomilhares de reações químicas.A atividade produz não apenas queima de gordura eaumento da musculatura, mas também ajuda todo o processode atenção e concentração, que se prolonga além do tempoem que estamos treinando.

Uma atividade físicahabitual consegue, alémde diminuir o peso emanter um corpo bonito,melhorar a qualidade devida, o bem-estar e asaúde.

ASSOCIAÇÃO ENTRE APTIDÃO AERÓBIA EPROCESSAMENTO DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS:IMPLICAÇÕES PARA O DESEMPENHO ACADÊMICOO Estudo visa discernir a relação entre a aptidão aeróbica dascrianças e os aspectos da cognição, mas o processamento dalinguagem permanece inexplorado.Achados sugerem que uma maior aptidão pode estar associadaa uma rede mais rica de palavras e seus significados, e a umamaior capacidade de detectar e / ou reparar erros sintáticos.Autor: Mark R. Scudder, Kara D. Federmeier, Lauren B.Raine, Artur Direito, Jeremy K. Boyd, Charles H. HillmanPublicação: Cérebro e CogniçãoEditor: ElsevierEncontro: Junho 2014

INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA COGNIÇÃO: UMAATUALIZAÇÃO SOBRE MECANISMOS FISIOLÓGICOSAgudamente, especula-se que os efeitos do exercício sobrea resposta cognitiva sejam mediados por aumentos no fluxosanguíneo cerebral e, por conseguinte, no aporte denutrientes, ou por um aumento na atividade deneurotransmissores. Cronicamente, especula-se que oexercício possa promover adaptações em estruturas cerebraise plasticidade sináptica que culminariam com melhorascognitivas. Tais hipóteses são discutidas à luz das evidênciascientíficas disponíveis, tanto em modelos animais quanto emhumanos.Revista Brasileira de Medicina do Esporte– Vol. 20, No 3 – Mai/Jun, 2014

Cristian García (Lic. en Pedagogía. EnEducación Física.) diretor técnico dasacademias Body On, assegura : “A ativaçãomuscular ativa uma fábrica química desubstâncias ativas, altamente eficazes,ajudando a reduzir o nível de gordura, aomesmo tempo em que melhora odesenvolvimento muscular e aumenta orendimento corporal. Também atua no sistemavascular, com uma maior irrigação sanguínea, oque garante um coração saudável.”

Segundo a Sociedade Espanhola de Cardiologia, duranteeste lapso de tempo, o coração bate mais depressa e produzuma vasodilatação dos capilares, aumentando a quantidadede sangue em movimento e fortalecendo o músculo cardíaco.

Ángel Merchán, Gerente Diretor Home Wellness Madrid,afirma: “As mudanças produzidas nos momentos posteriores àprática esportiva são provocadas pela produção de uma sériede hormônios, como a testosterona, a adrenalina, o cortisol eas endorfinas.”AJUDA O ORGANISMO A CONTROLAR OESTRESSE,REDUZIRINFLAMAÇÕES,CONTRIBUIR PARA O FUNCIONAMENTO DOSISTEMA IMUNE E MANTER OS NÍVEIS DEAÇÚCAR NO SANGUE CONSTANTES, ASSIMCOMO A PRESSÃO ARTERIAL.

ADRENALINA

Como isso se traduz na prática: estes químicos produzirão um estadotransitório de relaxamento, que pode durar várias horas, segundo aintensidade do treinamento.Estes efeitos, efêmeros, perduram no tempo à medida que se aumenta afrequência do esporte.Ao relaxamento dos primeiros 30 minutos, podemos acrescentar:rapidez mental,necessidade de açúcar,queima de calorias esensação de bem-estar.

ATENÇÃOO ponto central é que a intensidade dever ser correta,com progressão, porque o que hoje é muito intenso, emduas semanas não é mais e devemos aumentar o nível”,acrescenta Ángel Merchán.A progressão depende da capacidade funcional, doestado geral de saúde, da idade, das preferências e objetivosdo aluno e do seu nível de condicionamento físico.

E se o bem-estar aumentacom os esportes,desaparece o estresse?

E se o bem-estar aumenta com os esportes,desaparece o estresse?“O exercício ajuda a combateras respostas hormonais esintomas de ansiedade, mas nãoresolve o foco de estresse se forprovocado por outros problemas.”

E estudar depois de uma partida de futebol?

Estudar depois de uma partida de futebol?Seu corpo continua queimando calorias depois daatividade: “Especialmente com o eletroestímulo, pois serompem fibras musculares de forma controlada e é no diaseguinte que o corpo começa a absorver o treinamento quefoi realizado: queimando gordura, regenerando fibras.”. E ometabolismo continua acelerado até sua recuperação de 30minutos até 48 horas”.

Mas entre todos estes benefícios,também há consequências não tãodesejadas, como a desidratação. “Porisso, é conveniente repor todos esteslíquidos até duas horas depois do finalda atividade. E levar em contatambém a perda de sais minerais, quedevem ser repostos, assim como oseletrólitos que gastamos.

foi realizado: queimando gordura, regenerando fibras.”. E o metabolismo continua acelerado até sua recuperação de 30 minutos até 48 horas”. Estudar depois de uma partida de futebol?