Pelo Nosso Casamento - Restauração De Casamentos

Transcription

O randoP NCasamentoeloosso100 Orações e DevocionaisPara Casais

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por: 2011, BV Films Editora Ltdae-mail: comercial@bvfilms.com.brRua Visconde de Itaboraí, 311 – Centro – Niterói – RJCEP: 24.030-090 – Tel.: 21-2127-2600www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.brÉ expressamente proibida a reprodução deste livro, no seutodo ou em parte, por quaisquer meios, sem o devidoconsentimento por escrito.Originalmente publicado em inglês por FreeMan-Smith, LLC, POBox 50, Nashville, TN 37202, com o título de 100 Devos andPrayers For Husbands and Wives, Copyright 2010 by Free-ManSmith. Translated and used by permission of Free-Man Smith.Arte da Capa: Kim Russel/Wahoo DesignsAdaptação da Capa: GuilEditor Responsável: Claudio RodriguesCoeditor: Thiago RodriguesDiagramação: Chayanne MaiaraTradução: Gisele MendesRevisão de Texto: Mitsue SiqueiraCopidesque: Ariana Fátima C. BaptistaISBN 978-85-61411-90-91ª edição – Outubro/2011Impressão: Prol GráficaClassificação: Devocional / RelacionamentoImpresso no Brasil

IntroduçãoOque você pode fazer de melhor pelo seucasamento? Embarcar em um cruzeiro peloCaribe? Preparar um jantar à luz de velas?Comprar uma caixa de chocolates? Não, não e não. Omelhor que você pode fazer pelo seu casamento é orarpor ele com frequência.Como você e seu cônjuge começam o dia? Vocêsacordam um pouco mais cedo para desfrutar de algunsmomentos de silêncio juntos ou são um daquelescasais que dormem até o último segundo possível semreservar nenhum tempo para investir no coração e naalma? Se você e seu (sua) companheiro(a) têm o hábitode acordar cedo — se ambos começam o dia dividindoalguns minutos de silêncio com Deus — seu casamentoserá abençoado. Afinal de contas, seu casamento foitecido com os fios do hábito. E nenhum hábito é maisimportante para a saúde espiritual da sua família doque o hábito de orar e entregar-se diariamente ao seuCriador.Este livro contém leituras devocionais elaboradaspara ajudar você e seu cônjuge a orarem pelo casamentoe a definirem os rumos de seu dia. O livro é divididoem cem capítulos. Cada um contém um ensaio, algunsversículos bíblicos, citações e uma oração que lhesajudará a manter o foco nas bênçãos e oportunidadesque Deus colocou diante de vocês.

Tentem fazer a seguinte experiência durante ospróximos cem dias: leiam um capítulo a cada manhãenquanto tomam a primeira xícara de café e conversemum com o outro a respeito da leitura devocional. Osimples fato de vocês conversarem — e de orarem pelocasamento — será de grande valia para os dois.Seu momento devocional pode — e deve — tornarse um hábito, e os primeiros minutos de cada dia sãoinestimáveis. Por isso, faça um favor a você e à suafamília: comece cada dia com uma oração a Deus – Elenão merece menos do que isso. Portanto, vocês tambémnão.

“Agora, pois, permanecema fé, a esperança e o amor,estes três, mas o maiordestes é o amor.”—1 Coríntios 13:13

Capítulo 1O Poder da OraçãoE eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai,e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.Lucas 11:9Aoração faz parte do seu casamento ou ela éapenas uma atividade casual? Você e seu cônjugeoram “sem cessar” ou a oração geralmente ficaem segundo plano? Vocês costumam orar juntos —em especial pelo bem-estar do casamento — ou vocêsapenas louvam nos cultos de domingo? As respostaspara essas perguntas vão determinar a qualidade da suavida de oração e, de um modo surpreendente, tambémdeterminarão a força espiritual do seu casamento.Andrew Murray fez a seguinte observação: “Algumaspessoas oram somente por orar, e outras oram paraconhecer Deus”. Sua tarefa, junto com seu (sua)companheiro(a), é orar não por hábito ou obrigação,mas sim pelo desejo sincero de conhecer o Pai Celestial.Por meio de orações frequentes, você e seu cônjugedevem clamar e louvar ao Senhor, além de buscaremSua direção para o matrimônio e para a vida.A oração transforma as coisas, as pessoas e também oscasamentos. Portanto, não restrinja suas orações apenasao momento das refeições ou à hora de dormir. Oresempre, por motivos grandes ou pequenos. Deus estáouvindo, e Ele quer ouvir você — e seu cônjuge — agora.

Orando pelo Nosso CasamentoEu testemunhei muitas atitudes que resultaram emgrandes transformações pela oração.John MaxwellDeus pede que O adoremos com nossas mentesconcentradas, assim como nossa vontade e nossasemoções. A mente dispersa e dividida não é eficaz.Catherine MarshallE, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, quea todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-ádada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque oque duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelovento, e lançada de uma para outra parte.Tiago 1:5-6— Nossa Oração do Dia —Oramos a Ti, Pai, pois essa é a Tua vontade e porque nósprecisamos orar. A oração não apenas transforma as coisas;ela nos transforma e pode transformar o nosso casamento.Ajuda-nos, Senhor, para que nunca tenhamos que enfrentaras exigências do dia sem antes reservar um momento para Ti.Abençoa o nosso casamento hoje, amanhã e sempre. Amém.

Capítulo 2Colocando Deus em PrimeiroLugar no CasamentoNão terás outros deuses diante de mim.Êxodo 20:3ABíblia deixa claro que, tanto no casamentoquanto nas outras áreas da vida, Deus devesempre estar em primeiro lugar. As palavrasde Mateus 6:33 nos lembram que devemos buscar“primeiro o reino de Deus, e a sua justiça”. E comopodemos honrar o Senhor dessa forma? Permitindoque Seu filho reine em nossos corações e em nossoscasamentos.Um casamento centrado em Jesus é um exercício defé, amor, fidelidade, confiança, entendimento, perdão,afeto, companheirismo e encorajamento. Este tipo deunião requer empatia, carinho, paciência e perseverança.Trata-se do relacionamento entre dois cristãos adultosque estão dispostos a comprometer-se e, quandonecessário, a reconhecer seus erros. Um casamentocentrado em Jesus requer muito senso comum, polideze um cuidado extraordinário. Tal união é uma alegria aser vivenciada e contemplada; é uma bênção eterna.Será que Cristo realmente ocupa um papel de destaqueno seu casamento ou Ele está em segundo plano? Aresposta para essa pergunta vai determinar a qualidade eos rumos de suas vidas. Quando vocês dois permitiremque Jesus reine em suas vidas, Ele os abençoará dasmais maravilhosas e inesperadas maneiras. Então, hoje

Orando pelo Nosso Casamentoe todos os dias, faça do seu casamento um modelo deamor, respeito e adoração. Jesus não espera menos doque isso. Logo, você também não deveria esperar.A comunicação de um homem com sua esposadependerá da comunicação dele com o Pai.Stormie OmartianSe Deus tem o poder de criar e manter o universo, Eleé mais do que capaz de manter seu casamento e seuministério, sua fé e suas finanças, sua esperança e suasaúde.Anne Graham LotzAssim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o queDeus ajuntou não o separe o homemMateus 19:6— Nossa Oração do Dia —Senhor, hoje nós Te chamamos para reinar em nosso casamento.Que a Tua vontade seja a nossa vontade. Que a Tua Palavraseja nosso guia e que nós possamos crescer na fé e na sabedoriahoje e sempre. Amém.

Capítulo 3A Regra de Ouro dos CasaisPortanto, tudo o que vós quereis que oshomens vos façam, fazei-lho também vós,porque esta é a lei e os profetas.Mateus 7:12ARegra de Ouro é uma das regras do seu lar?Esperançosamente, sim. Obedecer à Regra deOuro é uma forma comprovada de melhorarqualquer relação, incluindo seu casamento. Mas ocontrário também pode acontecer: se você ou seucônjuge ignoram a Regra de Ouro, vocês estão seguindona direção dos problemas, e bem rápido.Muitos casamentos perdem a estabilidade quandoum dos dois assume o papel de “receptor” enquantoo outro desempenha o papel de “doador”. Porém, oscasamentos mais saudáveis são aqueles nos quais ambasas partes querem dar mais do que receber.Jesus foi muito claro quando nos ensinou a tratarmosos nossos semelhante da mesma forma com a qualgostaríamos de ser tratados. Isso quer dizer que devemostratar os outros (inclusive nossos companheiros) comrespeito, bondade e educação.Então, se você está pensando em uma forma de tratarseu cônjuge (ou qualquer outra pessoa), pergunte isso asi mesmo. Sua resposta lhe dirá exatamente o que vocêdeve fazer.

Orando pelo Nosso CasamentoA atitude benevolente é um acessório diário, assimcomo um par de sapatos. Sem adornos, sem requinte;apenas simples e confortável.Barbara JohnsonA Regra de Ouro começa em casa, mas não deveterminar lá.Marie T. FreemanUma das compensações mais bonitas da vida é o fato deque ninguém pode ajudar o outro sem antes ajudar a simesmo.Barbara JohnsonE não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempoceifaremos, se não houvermos desfalecido.Gálatas 6:9— Nossa Oração do Dia —Senhor, nós Lhe agradecemos pelos amigos e membros dafamília que respeitam a Regra de Ouro. Permita-nos sermosbons, pois esperamos ser tratados com bondade. Permitanos amar, pois desejamos ser amados. Permita-nos sermospiedosos, pois necessitamos de perdão. Nos grandes e pequenosproblemas, deixe-nos sermos regidos pela Regra de Ouro e deixenos expressarmos nossa gratidão àqueles que nos oferecembondade e generosidade. Amém.

Capítulo 4A Base SólidaSeja a tua misericórdia, Senhor,sobre nós, como em ti esperamos.Salmos 33:22Deus ama você. Ponto final. Ele te ama muitomais do que você imagina; a grandeza de Seuafeto vai além da compreensão. Deus lhe fezà Sua imagem e semelhança e lhe deu a salvação pormeio de Seu filho, Jesus Cristo. Então, pelo fato devocê ser uma criação maravilhosa e estimada por Deus,uma pergunta importante deve ser feita: o que vocêfará em resposta ao amor do Senhor? Você vai ignorá-loou aceitá-lo? Vai corresponder ou se omitir? Você vairenegá-lo ou compartilhá-lo? Essas decisões, claro, sãosuas. Somente suas.Quando você aceita o amor de Deus, acontece umatransformação eterna. Ao aceitar esse amor, você sesente diferente em relação a si mesmo, às pessoas queama, ao seu casamento e ao seu mundo. Quando vocêaceita o Seu amor, você compartilha Sua mensagem — eSua misericórdia — com os outros.Você edificou a sua vida — incluindo seu casamento— sobre as bases firmes do amor inabalável que Deussente por você e pelos seus? Se a resposta for sim, vocêconstruiu sua vida sobre a Rocha que não pode serabalada. E mais, você aceitou um presente inestimávelque deverá guardar e compartilhar. hoje e por toda aeternidade.

Orando pelo Nosso CasamentoAlegria é saber que Deus me ama, me conhece e sabepara onde vou. E que meu futuro esta seguro, pois eu oconfio a Ele.James DobsonPodemos, humildemente, afirmar na sinceridade da fé:“sou amado, sou chamado, estou seguro”.Franklin GrahamDeus nunca permitirá que você seja abalado ou removidode seu lugar no coração dele.Joni Eareckson TadaMas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristomorreu por nós, sendo nós ainda pecadores.Romanos 5:8— Nossa Oração do Dia —Deus, Tu és amor. Hoje e todos os outros dias, vamorcorresponder a esse amor e compartilhá-lo com mundo.Esforçaremo-nos para sermos Teus servos e do Teu filho, hoje epor toda a eternidade. Amém.

Capítulo 5EntusiasmoE tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo ocoração, como ao Senhor, e não aos homens.Colossenses 3:23Você e seu cônjuge consideram todos os diascomo uma oportunidade gloriosa de servir aDeus e à Sua vontade? Você tem entusiasmo emrelação à vida ou encara todos os dias com dificuldade,sem ao menos reservar um momento para pensar nasbênçãos divinas? Você louva a Deus com frequênciapor Suas bênçãos e compartilha Sua mensagem com omundo? Você se sente feliz com seu casamento e com asobras que Deus colocou diante de você, seja em casa, notrabalho ou na igreja?Você e seu cônjuge são os destinatários do amorde Jesus. Aceite-o e compartilhe-o alegremente. Jesusmerece todo o seu entusiasmo, e o mundo também.Além disso, você merece a experiência de compartilhálo.

Orando pelo Nosso CasamentoÉ notável o fato de que a maior parte das pessoasotimistas e entusiasmadas que conhecemos na vida sãosempre as que enfrentaram os maiores sofrimentos.Warren WiersbeOnde quer que você esteja, esteja por completo. Vivaintensamente todos os momentos que acreditar seremda vontade de Deus.Jim ElliotQuando firmamos uma aliança sincera com Deus, nãohá nada de medíocre ou comum em nós. Viver paraCristo é apaixonar-se pelo Senhor e por nossas vidas.Jim GalleryNão sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito,servindo ao Senhor.Romanos 12:11— Nossa Oração do Dia —Querido Deus, Tu nos prometeste que desfrutaríamos deabundância e alegria. Hoje e todos os dias, vamos nosesforçar para continuarmos apaixonados pela vida, por nóse por Ti. Seremos seguidores entusiasmados do Teu Filho ecompartilharemos Sua mensagem – e Seu amor – com todos osque cruzarem o nosso caminho. Amém.

Capítulo 6Solução Para os ProblemasNão se turbe o vosso coração;credes em Deus, crede também em mim.João 14:1De vez em quando, todos nós passamos pordificuldades, decepções e perdas. Os velhosproblemas nos fazem visitas periódicas;nenhum de nós fica livre disso, e muito menos nossoscasamentos. Quando estamos com problemas, Deusestá sempre pronto a nos proteger. Nosso dever, claro, éclamar por Sua mão restauradora. Quando clamarmospor Ele com orações sinceras, Ele responderá – a Seutempo e segundo Seus próprios planos.Quando enfrentamos problemas e mal-entendidosem nossos relacionamentos, devemos trabalhar pararesolvê-los o quanto antes. Problemas conjugais, assimcomo todos os outros, são resolvidos com maiorfacilidade no início. É por isso que casais sábiosdesempenham a difícil tarefa de conversar franca eimediatamente sobre seus problemas (mesmo quandoeles preferem minimizar ou ignorar essas dificuldades).Ignorar problemas ao invés de resolvê-los é tentador,mas não é uma atitude responsável. Afinal de contas, senão resolvermos nossos problemas, quem os resolverá?Resumindo, a característica principal de umcasamento saudável não é a falta de problemas,

Stormie Omartian Se Deus tem o poder de criar e manter o universo, Ele é mais do que capaz de manter seu casamento e seu ministério, sua fé e suas finanças, sua esperança e sua saúde. Anne Graham Lotz Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem Mateus 19:6 — Nossa Oração do Dia —